sexta-feira, 18 de junho de 2010

Vírus no Twitter

Como dissemos no último artigo, quando não tomamos os cuidados mínimos de segurança com os nossos computadores, acabamos emprestando-os para a prática de crimes.

Como boa parte dos usuários do Twitter é muito descuidada, usando senhas fracas ou digitando seus dados de login em sites fajutos em troca de benefícios duvidosos, essa rede social está se tornando um terreno fértil para que bandidos disseminem cavalos de troia entre seus usuários.

Veja o exemplo a seguir:

Falsa mensagem direta no Twitter contém link para site com cavalo de troia

Recebo uma mensagem direta de uma usuária a quem conheço - nós seguimos os tweets um do outro. Ela diz que quer falar comigo e pede que eu a adicione no Facebook. Nada mais normal do que isso em uma rede social.

Para minha surpresa, o link do Bit.ly é para um site que instala cavalos de troia no PC do visitante, usando o golpe do "Plugin do Flash" abordado em postagem anterior.

Site tenta aplicar o golpe do falso plugin do Flash

O cavalo de troia foi rapidamente detectado e eliminado pelo BitDefender:

Antivírus BitDefender identifica e elimina a ameaça

Alguém pode querer argumentar que a culpa é do Twitter e tudo mais. Na verdade, quando você cria uma conta no Twitter ou em qualquer outro serviço web, você é responsável pela segurança dessa conta, na medida em que é apenas você, e mais ninguém, o responsável por decidir qual será o conteúdo de suas páginas web nesse serviço.

Quando você se descuida de sua senha, ou navega na web descuidadamente, permitindo que cavalos de troia infectem sua máquina, você está abrindo a possibilidade de que bandidos assumam o controle de sites sob sua responsabilidade. Assim, você será responsável pelos danos que causar a outros usuários.

Pense melhor antes de digitar sua senha do Twitter em qualquer site que não seja o próprio Twitter - ou esteja pronto para arcar com a responsabilidade pelos danos que sua atitude pode causar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog odeia spam, por isso o autor se reserva o direito de ler o seu comentário antes de publicá-lo.