quinta-feira, 17 de junho de 2010

Você emprestaria seu carro para um notório ladrão de bancos?

Em sã consciência, sua resposta à pergunta do título seria um enfático "NÃO", com um tom horrorizado só de imaginar a hipótese.

Entretanto, muita gente que não emprestaria o carro a um bandido, parece não se incomodar com a possibilidade de que seu computador seja usado por bandidos.

Sim, o maior risco que você corre ao abrir um arquivo ou clicar em um link de um email suspeito não é a perda dos seus dados. Eu já perdi os dados de muitos discos rígidos ao longo de minha vida e posso afirmar que não há dado perdido que você não possa recuperar depois, ainda que resmungando e xingando a si mesmo por não ter feito backup.

(Aliás, você já fez backup dos seus dados nesta semana?)

O maior risco que você corre é o de que o seu computador seja usado para cometer um crime. Exatamente o mesmo risco que você correria ao emprestar seu carro a um assaltante.

Outra situação bem mais complicada ocorre quando o seu inocente website é vítima de hackers... E o seu próprio domínio web ("endereço" do site) é usado para cometer um crime! Nesse caso, é a sua reputação ou a de sua empresa que vai pelo ralo pois, em geral, as pessoas e empresas colocam o próprio nome no domínio de seus sites. Assim, quando são vítimas de criminosos, o nome dessas pessoas fica associado à prática de um crime.

Exatamente como aconteceria se o seu carro ou o carro de sua empresa fosse usado em um crime - ainda que sem o seu conhecimento!

Um exemplo que ocorreu hoje foi a invasão do site do escritor americano Mike Kearby por bandidos brasileiros interessados em roubar os clientes do Bradesco.


O truque é o mesmo de sempre: enviar link por email alegando "recadastramento" do cartão de senhas. Se o incauto "recadastrar" o cartão de senhas no site, pode dar adeus até o último centavo de suas contas.

O problema é que os bandidos estão preferindo invadir o site de pessoas honestas e instalar lá suas páginas maliciosas. Agindo assim, os bandidos ganham duas vezes.

Primeiro, eles pegam uma carona na credibilidade do site honesto, fugindo aos filtros e listas negras que impedem o acesso a sites conhecidamente associados a crimes.

Em segundo lugar, eles eliminam os custos e riscos de criar e manter os próprios domínios descartáveis, reduzindo muito a probabilidade de que sejam identificados, localizados e presos.

É claro que, como são bandidos, por definição criaturas egoístas, sem moral e desprovidas de freios éticos, eles não estão nem um pouco preocupados com os danos que seus atos causarão a pessoas e empresas honestas. Ávidos pelo lucro fácil, pelo ganho sem esforço, seguem manchando reputações, destruindo em minutos o que, muitas vezes, levou anos de suor para ser construído.

Uma pesquisa pelo nome do Mike Kearby revela que se trata de um homem honesto, um escritor, cujo nome e perfis públicos podem ser encontrados em milhares de páginas na internet:


Uma reputação sólida que quase foi manchada por pilantras.

Felizmente, o administrador do site foi rápido ao responder à denúncia de phishing e tirou o site do ar antes que pudesse provocar maiores danos. Acredito que, neste momento, esteja sendo providenciada a remoção dos códigos instalados pelos bandidos e desejo sinceramente que os safados sejam localizados e presos.

Em resumo, dê mais atenção à segurança de seu computador - e isso inclui o seu website - preservando assim sua arduamente construída reputação de cidadão honesto e cumpridor das leis.

EDIÇÃO - ACRESCENTADO EM 18/06: O escritor Mike Kearby retirou o site do ar menos de 15 minutos após notificá-lo da ocorrência de phishing e, hoje, o site voltou ao ar, completamente limpo. É uma atitude que só pode merecer os nossos parabéns, pois demonstra seu compromisso com a segurança dos usuários de seu website. Assim, recomendo com segurança a visita a http://mikekearby.us/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog odeia spam, por isso o autor se reserva o direito de ler o seu comentário antes de publicá-lo.