terça-feira, 15 de junho de 2010

Precisa atualizar o Flash Player? Vá ao site da Adobe!

Mais um golpe para pegar o usuário distraído, apressado ou desinformado. O spammer envia uma mensagem qualquer, com elevado grau de urgência. Veja um exemplo na figura a seguir:



Se você costuma receber propostas e orçamentos comerciais através do email de sua empresa, há uma chance de que essa correspondência consiga pegá-lo desprevenido. Caso isso aconteça e você clique no link do email, você abrirá uma página de um website que alegará ser incompatível com seu plugin do Flash:


É claro que, se você clicar no link para download do "Flash Player" você, na verdade, estará baixando um cavalo de troia para seu computador, como você pode conferir na figura a seguir, que registra a análise do antivírus BitDefender:


Ou seja, é preciso estar bem distraído para cair nesse golpe. Mas suponho que um usuário de computador que costume usar email para receber propostas comerciais e não entenda muita coisa sobre as configurações de seu navegador web corra um risco real de levar esse cavalo de troia diretamente para dentro da rede corporativa, comprometendo a segurança dos dados confidenciais de toda a empresa.

Por isso, vale o alerta: se você tiver alguma dúvida sobre os plugins instalados em seu computador, como o Flash Player, vá diretamente ao site do fabricante (por exemplo, www.adobe.com) para fazer o download, jamais se arriscando a baixar e rodar cópias de sites de terceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog odeia spam, por isso o autor se reserva o direito de ler o seu comentário antes de publicá-lo.