quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

SPAM: reclamar adianta?

Sim, reclamar ajuda a combater o spam!

Resposta do MSN: o email do spammer foi cancelado

Melhor do que falar e filosofar é mostrar o resultado. Clique na imagem acima para ampliar a imagem e ler a resposta da Microsoft a uma reclamação de spam que enviei há poucos dias.


Email do Yahoo confirmando a punição ao spammer

Outro exemplo, desta vez do Yahoo Mail, mais uma resposta positiva.

O fato é que NÃO enviar reclamações NÃO vai ajudar a melhorar o seu problema do spam na rede. Ao contrário, esses exemplos mostram que os provedores de serviços de email, os provedores de acesso à internet e os serviços de hospedagem de site têm o máximo interesse em ajudar a combater o spam.

Resposta positiva de um servidor - abaixo o spam!

Quando você envia uma reclamação para essas partes interessadas, elas investigam o caso e tomam as devidas providências.

O problema é: a quem reclamar? Como identificar essas “partes interessadas” no combate ao spam?


Se você já tentou enviar uma reclamação para um spammer, certamente já verificou na prática o tamanho do problema. A maior parte dos spams são enviados com emails falsos, já que os spammers gostam de encher sua caixa postal de lixo, mas detestam receber emails com reclamações. Assim, eles fazem tudo o que podem para dificultar a identificação do email que usaram para enviar o spam.

O trabalho de identificar o real remetente de um email envolve a análise dos endereços IP das linhas de cabeçalho do email recebido, para descobrir o caminho percorrido entre o computador que enviou a mensagem e a sua máquina.

Essa tarefa é relativamente simples, mas é trabalhosa e requer conhecimentos técnicos que a maioria das pessoas não está disposta a aprender.

Além disso, precisamos considerar que os spammers costumam criar linhas de cabeçalho falsificadas, com endereços IP aleatórios, para confundir o analista pouco experiente.

Finalmente, se você quisesse enviar reclamações para cada uma das dezenas ou centenas de spams que você recebe diariamente, você teria que se dedicar a essa tarefa em tempo integral, uma possibilidade que está fora de cogitação para a maioria das pessoas.

Por isso, você precisa de uma solução automatizada, que identifique o IP do remetente e permita que você identifique a quem deve reclamar com um único clique.

Existe um programa que facilite a minha vida para enviar reclamações de Spam?

Felizmente essa solução existe e, inclusive, se encarrega até de enviar sozinha o email para a pessoa certa! Trata-se da extensão antispam para o cliente de email Mozilla Thunderbird chamada SPAMCOMPLAINT.

O Spam Complaint é fácil de instalar, seguindo o padrão de todas as outras instalações de extensões do Mozilla Thunderbird: (1) baixe o arquivo XPI do site da Mozilla, (2) Clique em Ferramentas → Extensões → Instalar (3) Reinicie o Thunderbird.

Após reiniciar o Thunderbird, você terá, no menu “Ferramentas”, um submenu chamado “Spam Complaint”. Entre nesse menu e clique em “GUI” (graphic user interface = interface gráfica para o usuário) para abrir o programa.

Tela inicial do programa Spam Complaint para Mozilla Thunderbird


A interface gráfica é simples e enxuta, como pode ver, com quatro “abas” para separar diferentes áreas do programa. Antes de enviar a primeira reclamação, você precisa apenas configurar a conta de email que o programa vai usar para enviar as reclamações (aba “Mail Account”) e o modelo de mensagem de reclamação que será enviado (aba “Templates”).

Spam Complaint envia reclamações personalizadas


O programa já vem com um modelo de mensagem de reclamação em inglês. Como recebo muitas mensagens de spammers brasileiros, acrescentei uma versão em português como você pode ver na figura acima.

Após proceder a essa configuração, você já está pronto para enviar suas primeiras reclamações de spam. Basta selecionar as mensagens de que deseja se queixar, clicar nelas com o botão direito do mouse e clicar em “Spam Complaint → Load selected Messages”. As mensagens serão carregadas na interface gráfica, para que você possa revisá-las. É bom revisar sua seleção porque, caso você tenha incluído alguma mensagem “boa” por engano, você terá a oportunidade deletá-la do programa sem enviar a reclamação.




Finalmente, você só precisa clicar no botão azul da aba Send Complaints e observar o programa em ação, identificando os spammers e enviando mensagens para os provedores.

Reclamar adianta e é muito fácil reclamar... O que está esperando para começar?


Como pode ver, o programa é muito fácil de usar e permite que você, com um esforço mínimo, comece a causar prejuízos para os spammers ao ajudar as autoridades que se dedicam a combatê-los.

De minha parte, estou usando essa extensão há cerca de 3 semanas e já enviei 1239 reclamações de spam, com várias respostas positivas, como você pôde ver no início deste artigo.

Por isso, se você estava apenas precisando saber se “reclamar adianta” na luta contra o spam, você tem agora a resposta e o meio certo para enviar suas reclamações.

Finalmente, se você está curioso para saber os detalhes técnicos da análise dos cabeçalhos de spam, veja uma explicação completa em http://spam.abuse.net/userhelp/howtocomplain.shtml.

4 comentários:

  1. Poxa, eu sempre reclamo com os meus spammers, mas eles nunca me respondem...

    Tem uns que são tão caras-de-pau que eu mando até um reply pra eles dando os parabéns, mas meu email sempre volta. :(

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu só uso contas do gmail e de uns dois meses prá cá tem havido uma redução considerável. Recebo só uns 80 por dia nas diversas contas. Já foram mais de 400. Os que resistem bravamente são os "viagra" e assemelhados que parecem ter um gerador atomico de contas e ip's fajutos. Aí eu acho que o único jeito seria a boa e velha "TNT" no servidores deles. Reclamar funciona sim, é só questão de enviar as reclamações.

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, é verdade, não adianta responder aos spammers, porque eles sempre usam emails falsos. Por isso uma solução como o Spam Complaint é a ideal.

    O pessoal do Viagra tem mesmo um "gerador atômico" de IPs e tudo mais. Sabe esses emails que vêm com links para sites com vírus? Pois é, esses vírus transformam seu PC em um "zumbi", que o spammer manipula ao bel prazer, inclusive para atacar e derrubar websites.

    Imagine que, apenas controlando PC's contaminados, um spammer passe a controlar a capacidade de processamento e a largura de banda de um número entre 50.000 e 100 mil pcs. O resultado é um supercomputador, capaz até mesmo de derrubar sites gigantes como o Facebook e o Twitter, como aconteceu no ano passado.

    Por isso, o controle de infecções virais em computadores já deixou de ser uma questão de segurança pessoal para se tornar uma questão de segurança pública... E, em breve, de segurança nacional, pois o controle simultâneo de dezenas de milhares de PCs pode ser até usado como arma de guerra.

    Se acha que é exagero, confira o relatório da McAfee sobre o risco de guerra virtual em http://www.mcafee.com/br/local_content/reports/virtual_criminology_report/

    ResponderExcluir
  4. Cansei de reclamar no UOL e nada é feito. Eu e mais uns 5 amigos estamos cancelando a conta. Vou tentar a sua dica. Obrigado. Gil

    ResponderExcluir

Este blog odeia spam, por isso o autor se reserva o direito de ler o seu comentário antes de publicá-lo.