quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

“Muy amigo” envia convite para instalar um cavalo de tróia

O tipo mais perigoso de spam é aquele enviado por um amigo. Veja um exemplo na figura a seguir (clique para ampliar):

Email com link para site com cavalo de tróia


O email acima chegou a partir do endereço real do Hotmail de um amigo meu, com cópia para todos os contatos dele no MSN.

Obviamente, se você clicar nos links da mensagem, fará download de um cavalo de tróia. Mas o ponto a que quero chegar é outro: mesmo que você já esteja vacinado contra as artimanhas dos spammers, uma mensagem que chega com o nome e email de um amigo pode pegá-lo desarmado.

Em primeiro lugar, muito provavelmente os endereços de email dos seus amigos já estão todos na “lista branca” de “remetentes confiáveis” do seu filtro antispam, de modo que suas mensagens são entregues diretamente à sua caixa de entrada sem outra verificação.

Em segundo lugar, a visão de um nome conhecido reforça naturalmente sua confiança e relaxa suas defesas psicológicas, aumentando a chance de de que você não perceba os truques sujos dos spammers.

Por isso é extremamente importante que você não envie spam para seus amigos, nem aceite que eles enviem spam para você.

“Como? Você está me chamando de spammer?”

Pode ser difícil aceitar, mas o fato é que toda vez que você passa adiante uma mensagem “para o maior número possível de pessoas”, você está enviando spam para seus amigos.

Afinal de contas, que tipo de amigo é você, se você sequer está disposto a ter o trabalho de enviar uma mensagem pessoal?

As pessoas gostam de se sentir importantes, gostam de saber que você está pensando nelas, que você fez um esforço especial para atrair a atenção delas e de mais ninguém. Quando você se limita a incluir todos os endereços de sua lista em um email, você está dizendo aos amigos que nenhum deles é importante o suficiente para merecer uma mensagem pessoal.

Ou será que você tem algum amigo chamado Undisclosed Recipients?

Não importa se você está enviando animações engraçadinhas, fotos espetaculares, piadas engradíssimas ou notícias superimportantes: tudo isso perde a graça e o encanto quando a mensagem não é dirigida a você.

Minha sugestão é que você mude a maneira de tratar seus amigos. Para começar:

1 - Abandone o péssimo hábito de “repassar” mensagens e escreva mensagens originais. Um bilhetinho pessoal, escrito com o coração, vale mais do que essas piadas velhas que circulam na internet há pelo menos 10 anos e só você ainda não tinha ouvido.

2 – Se você tiver algo muito interessante a dizer, que queira compartilhar com vários amigos (jamais com “todos”) via c.c., cite o nome de todos eles na mensagem, dizendo porque você pensou que ele iria achar interessante. Ao fazer isso, você naturalmente vai limitar o conjunto dos destinatários a um máximo de 5 ou 6.

3 – Se você realmente quiser enviar uma mensagem padrão para “todos” os seus amigos”, envie uma mensagem separada para cada um. Esqueça que existem aqueles campos CC e BCC. Eles são antipáticos e impessoais. Por isso devem ser usados apenas em empresas, no envio de mensagens para “todo o departamento”, para “A Diretoria”, etcétera, jamais para importunar amigos com piadas velhas e "belíssimas" animações em PPS.

Se você começar a adotar já essa pequena mudança de comportamento, você notará que o número de cavalos de tróia e vírus no seu computador vai cair a zero, enquanto o número de amigos que realmente acham que você é uma pessoa especial vai subir estratosfericamente.

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