quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Esqueceu sua senha naquele site em que nunca se cadastrou?

O título deste artigo não é uma pegadinha, mas um novo tipo de golpe detectado pela AVIRA e denunciado no artigo Social Engineering and the redefinition of spam (Engenharia social e a redefinição do spam). O primeiro passo do golpe consiste em cadastrar e-mails em algum serviço web, de preferência um serviço de mídia social, sem a solicitação do usuário.

Em seguida, o spammer envia aquele típico e-mail de boas vindas: "Parabéns por se cadastrar em nosso site, visite seu perfil no endereço http://...". Esse e-mail é suficiente para despertar a curiosidade de muita gente. Ao chegar ao link do e-mail, a vítima do spam chegará a página de login, onde poderá clicar no link "Esqueci minha senha": se a pessoa não se cadastrou no site, é lógico que ela não se lembrará de uma senha que nunca criou!

Os spammers que aplicam esse golpe são criativos e insistentes porque, caso você não clique no link de "recuperação de senha", eles enviam um e-mail de "notificação de comentários" em "sua página". Isso deve deixar muita gente curiosa o suficiente para cair no golpe. Se nada disso funcionar, eles ainda tentam enviar um e-mail para ressetar a senha.

Segundo a AVIRA, esse tipo de golpe está sendo aplicado em serviços como LinkedIn, Orkut, Twitter, Ning e outros. Os e-mails realmente vêm do domínio envolvido, o que o impede de serem filtrados pelos programas antispam.

Assim, a regra para evitar esse tipo de ataque é:

Se você não se lembra de ter feito o cadastro em um site ou serviço, muito provavelmente é porque não fez mesmo! 

Confiar na própria memória, neste caso, é muito mais seguro do que confiar em um spammer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog odeia spam, por isso o autor se reserva o direito de ler o seu comentário antes de publicá-lo.