Em seguida, o spammer envia aquele típico e-mail de boas vindas: "Parabéns por se cadastrar em nosso site, visite seu perfil no endereço http://...". Esse e-mail é suficiente para despertar a curiosidade de muita gente. Ao chegar ao link do e-mail, a vítima do spam chegará a página de login, onde poderá clicar no link "Esqueci minha senha": se a pessoa não se cadastrou no site, é lógico que ela não se lembrará de uma senha que nunca criou!
Os spammers que aplicam esse golpe são criativos e insistentes porque, caso você não clique no link de "recuperação de senha", eles enviam um e-mail de "notificação de comentários" em "sua página". Isso deve deixar muita gente curiosa o suficiente para cair no golpe. Se nada disso funcionar, eles ainda tentam enviar um e-mail para ressetar a senha.
Segundo a AVIRA, esse tipo de golpe está sendo aplicado em serviços como LinkedIn, Orkut, Twitter, Ning e outros. Os e-mails realmente vêm do domínio envolvido, o que o impede de serem filtrados pelos programas antispam.
Assim, a regra para evitar esse tipo de ataque é:
Se você não se lembra de ter feito o cadastro em um site ou serviço, muito provavelmente é porque não fez mesmo!
Confiar na própria memória, neste caso, é muito mais seguro do que confiar em um spammer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog odeia spam, por isso o autor se reserva o direito de ler o seu comentário antes de publicá-lo.