quinta-feira, 26 de novembro de 2009

E-mail marketing só não é spam com dupla opção de receber (double opt-in)

Hoje recebi uma reclamação de uma empresa, porque a denunciei em um fórum público por envio de emails não solicitados. O dono da empresa alegou que já me conhecia e perguntou muito indignado "porque eu não falei com ele antes de publicar a denúncia".

Devolvo a pergunta: por que ele não falou comigo antes de começar a me enviar emails não solicitados - a me enviar SPAM?

O que os empresários brasileiros precisam saber é que não adianta reclamar:

Uma vez que você faz a opção de comprar listas de emails para promover seu site e seus produtos, você está sujeitando sua empresa ao risco de ser denunciada pelos destinatários.

No caso em questão, foi uma denúncia em fórum público que irritou o empresário, mas ele precisa entender que esse é o menor dos males. Os emails dessa empresa são filtrados pelo GMAIL, sendo entregues diretamente à pasta de SPAM.

Ficar irado comigo não muda o fato de que 
o Google está dizendo para todo mundo que sua empresa envia SPAM.



A única forma de email marketing que não deve ser considerada SPAM é a que envolve a DUPLA OPÇÃO DE RECEBER (double opt in).


O double opt in funciona da seguinte forma:


1 - Você pergunta ao visitante do seu site, no momento em que ele preenche um formulário, se ele quer receber seus informativos. Se ele não marcar a opção, você não envia emails para ele e ponto final.


2 - Após ser feita a opção de receber, você envia um e-mail para o endereço informado, com um link de confirmação. Você só começará a enviar emails para o endereço dessa pessoa DEPOIS que ela visitar o link. Afinal, algum engraçadinho pode ter visitado o seu site e digitado o endereço de outra pessoa, com a intenção de incomodá-la.


Ou seja, o visitante do seu site precisa afirmar que quer receber suas "newsletters" e confirmar clicando em um link que receberá em sua caixa postal. Antes disso, você não enviará emails para essa pessoa.


Se você resolver "pegar um atalho" comprando endereços de email e enviando mensagens em massa sem pedir autorização, não poderá reclamar se o endereço do seu site começar a aparecer nas listas negras de spammers.


Aliás, embora alguns spammers estejam afirmando o contrário com a intenção de confundir, o "Manual de Boas Maneiras" da ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto) é claro e inequívoco a esse respeito:


"3. Opt in.

O primeiro recebimento é muito importante, porque marca o início da relação. É preciso ter permissão prévia (opt-in) antes do envio da primeira mensagem ao receptor. No caso de existir prévia e comprovável relação comercial ou social entre o Remetente e este Receptor, o envio de mensagem também é permitido."


Ou seja, sem sofisma, não envie e-mails sem permissão prévia e você nunca entrará em listas negras de spammers. Se decidir fazê-lo, esteja pronto para arcar com as conseqüências de ver o nome de sua empresa ao lado dos piores golpistas, estelionatários e demais criminosos da internet.

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