sábado, 11 de agosto de 2018

Cara de pau infinita

Uma característica essencial a todo pilantra que se dedica à carreira de spammer é a infinita cara-de-pau. Porque uma pessoa não pode ter nenhuma noção de vergonha na cara para escrever uma mensagem como a que se pode ver na imagem abaixo.

Captura de tela de mensagem de e-mail filtrada pelo antispam do Gmail. Diz o texto: 'Um bom dia de Irena
Eu quero saber se você ainda está usando este e-mail e responde de volta ao meu email para que eu lhe diga o motivo pelo qual eu entrei em contato com você. obrigado'
Spammer promete dizer qual era o assunto do spam caso o destinatário confirme a existência do e-mail em sua lista. Não é muita cara-de-pau? Caso não consiga ler, clique na imagem para ampliá-la!


Aparentemente, o texto é uma tradução automática do idioma russo. Mas o problema não é nem a qualidade do Português em que a mensagem foi redigida, mas a cara-de-pau do spammer: "só direi qual é o motivo do contato se você responder a esta mensagem!"

Nem imagino qual seja o golpe mas, certamente, o salafrário está em busca de validação de sua lista de emails. Afinal, ao responder à mensagem, o curioso  confirmará que o endereço de email existe, que alguém confere regularmente a caixa de entrada desse endereço e, finalmente, que esse alguém é ingênuo o bastante para responder ao contato de um spammer e, portanto, é vulnerável à aplicação dos mais diversos tipos de golpes.

Será preciso recomendar, ainda mais uma vez, que você jamais deve responder ao contato de um spammer? Bem, se era por falta de aviso, esta desculpa você não tem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog odeia spam, por isso o autor se reserva o direito de ler o seu comentário antes de publicá-lo.