domingo, 3 de abril de 2016

Ransomware Petya criptografa seu disco rígido e exige resgate

Então, você recebeu um e-mail com um link para um arquivo no Dropbox. O arquivo parece ter um conteúdo apetitoso ou interessante, uma saborosa minhoca balançando no anzol para fazer você salivar. Não resistindo à tentação, você baixa o arquivo, clica nele e seu computador é reiniciado. Durante o processo de reinicialização, o sistema roda o "check disk -- "CHKDSK" e, assim que termina a verificação, BUM!, aparece uma caveira no seu monitor avisando que seu disco rígido foi inteiramente criptografado e, caso você queira recuperar seus arquivos, deverá pagar quase 400 dólares pelo "resgate".



Seja bem-vindo ao tenebroso mundo dos "Ransomware", as pragas virtuais que criptografam seus dados exigindo pagamento de resgate (em inglês, "ransom") para que você possa acessar os próprios arquivos. A mais recente ameaça é o Petya, cuja descrição resumida você pode assistir no vídeo (em inglês). Para os leitores monoglotas, explico que o Petya se diferencia dos demais ransomwares pelo fato de que ele criptografa o disco inteiro, não deixando ao usuário nenhuma possibilidade de uso do sistema. Esse é um inconveniente para os próprios bandidos que criaram esse malware, pois a vítima não poderá usar o próprio computador infectado para pagar o "resgate".

A boa notícia é que, caso você seja rápido ao desligar seu computador ainda no começo do falso CHKDSK, bastará dar boot a partir de um pendrive para que seja possível recuperar os seus dados.

De todo modo, essa é mais uma ameaça que você evitar usando o mais potente recurso de segurança já inventado: o seu cérebro! Pense antes clicar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog odeia spam, por isso o autor se reserva o direito de ler o seu comentário antes de publicá-lo.