domingo, 10 de fevereiro de 2013

Phishing envolvendo o Registro.br

O Registro.br é órgão oficial no Brasil que, como diz o próprio nome, é responsável pelo registro de domínios ".br". Por isso, é no mínimo estranho quando alguém que não é proprietário de um site recebe um email como o que exibimos na figura 1.
Figura 1 - Email de phishing tenta se passar pelo Registro.br


Qualquer webmaster experiente sabe só de olhar que o email acima é uma falcatrua. Se não fosse por outros motivos, bastaria observar o domínio para o qual o link está apontando. Como você pode ver na figura acima, no canto inferior esquerdo, o Mozilla Thunderbird indica que o domínio linkado é  "madeirasnorteflora.com.br".

Entretanto, lá vamos nós testar o link e ver o que acontecerá caso algum desavisado resolva clicar nele. Para começar, copiamos e colamos o endereço do link no VirusTotal. Observe a figura 2.

Figura 2 - Somente um serviço aponta o domínio como malicioso


Casos como esse mostram a fragilidade desses sinalizadores de websites, que acendem uma luzinha verde ou vermelha conforme o site seja classificado como "seguro" ou "malicioso". O domínio em questão provavelmente pertence a uma empresa idônea que foi vítima de hackers, por isso a maioria os sinalizadores ainda dão sinal verde para esse domínio. Veja na figura 3 o que acontece quando visitamos o link.
Figura 3 - Link drive-by baixa um arquivo suspeito em seu computador

Visitar o link, provavelmente, já é o suficiente para infectar um PC com sistema operacional Windows, como se pode ver na figura acima. Baixamos o arquivo para uma pasta segura e, em seguida, enviamos para análise no VirusTotal. Veja o resultado na figura 4.

Figura 4 - O arquivo é um cavalo de troia bem conhecido, detectado por cerca de metade dos programas antivírus do VirusTotal.
Enfim, trata-se de mais um golpe de phishing para instalar softwares maliciosos em sua máquina. Para variar, fica o velho conselho que é preciso repetir sempre: nunca clique em links de emails, a menos que:

1 - Você conheça o remetente
2 - Você tenha autorizado explicitamente o remetente a enviar emails para você
3 - O domínio do link coincida com o domínio alegado pelo remetente. Se o dominío do remetente é 123 e o link do email aponta para XYZ, não clique no link por nenhum motivo.

Finalmente, lembre-se: quem tem pressa pega o telefone e liga para você. Emails nunca são "urgentes". Se a mensagem disser que você deve se apressar, delete-a sem hesitar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog odeia spam, por isso o autor se reserva o direito de ler o seu comentário antes de publicá-lo.