segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O FBI quer depositar 10 milhões de dólares em sua conta bancária

Variação do famoso "Golpe 419", também conhecido "Esquema Nigeriano": desta vez, é o FBI que quer depositar uma fortuna na sua conta bancária!
Seria ótimo se fosse verdade! A julgar pelo que dizem os spammers, nós ganhamos na loteria várias vezes por dia e há sempre um ditador africano disposto a depositar milhões em nossas contas bancárias. Tudo o que precisamos fazer para receber a "bolada" é pagar uma pequena quantia, algo em torno de 10 mil dólares, na conta para cobrir as "taxas" e "despesas" dos golpistas.

Nem é preciso dizer que eles passam a mão no dinheiro da vítima e a deixam a ver navios. Numa variação desse golpe, a pessoa acaba sendo induzida a abrir detalhes sobre sua conta bancária, deixando-a aberta para que os vigaristas possam se servir à vontade.

Algumas das quadrilhas que aplicam esse tipo de golpe são tão sofisticadas que até dispõem de estruturas físicas convincentes para iludir as vítimas mais céticas, aquelas que viajam até o local para checar as informações constantes do e-mail. Esse tipo de golpe é chamado de "Esquema Nigeriano" ou "Golpe 419", referindo-se ao artigo do código penal da Nigéria que tipifica o crime de estelionato - no Brasil seria chamado de "Golpe 171".

A variação que apresentamos no topo deste post envolve o nome do FBI. Basicamente, o "FBI" teria encontrado 10 milhões e 500 mil dólares em seu nome em um banco na África (sempre lá!) e você precisa apenas liberar uma graninha para receber a bolada.

Esse tipo de golpe também está sendo aplicado via SMS, normalmente envolvendo premiações em sorteios em que você nunca se inscreveu ou em loterias em que você nunca jogou.

Para se proteger desse tipo de golpe, bastaria entender o princípio simples de que nada é de graça. Os golpistas sempre apelam ao desejo humano universal, quase irresistível, de conseguir um grande benefício sem esforço, sem investimento. Mas, como dissemos, esse apelo é quase irresistível, por isso, lembre-se sempre de, pelo menos, checar o domínio do e-mail enviado pelo remetente. Repare que o endereço do remetente alegadamente é "fbidirectoroffice@fbi.gov", mas o endereço de resposta, que aparece na imagem como "Reply to" é "fbidirectoroffice@superposta.com".

Está na cara que o FBI jamais enviaria um email por um domínio e pediria uma resposta por outro, portanto, pode deletar esse email e escapar a mais essa variação do Esquema Nigeriano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog odeia spam, por isso o autor se reserva o direito de ler o seu comentário antes de publicá-lo.