quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Carta aberta ao serviço CloudFlare

Se você costuma usar o Tor Browser Bundle para navegação web anônima e segura, certamente já se deparou mais de uma vez com uma tela do serviço CloudFlare exigindo a solução de um desafio CAPTCHA para acessar a página solicitada - veja um exemplo na figura a seguir.
Tela de alerta do CloudFlare obstruindo a navegação dos usuários do Tor Browser Bundle.



Como a popularização do serviço gratuito do CloudFlare, a presença da tela de alerta do CloudFlare obstruindo a navegação no Tor Browser Bundle se torna cada vez mais comum já que, ao que parece, o comportamento default do CloudFlare tem sido bloquear indiscriminadamente os usuários da rede Tor. Esse fato me motivou a enviar a seguinte mensagem ao suporte do CloudFlare:

"Eu uso o Tor Browser Bundle para navegação privada e, durante a maior parte do tempo, tenho tropeçado em uma página do CloudFlare que me exige a solução de um desafio CAPTCHA. Para começar, é um exagero impor um desafio captcha a um usuário legítimo da rede Tor que não esteja engajado em comportamento abusivo, apenas visitando páginas web. Mas eu não me importava muito com isso até que vocês decidiram adotar esses desafios que me pedem para "Selecionar imagens com sinais de trânsito", já que, com muita frequência, são impossíveis de resolver (confira um exemplo na imagem abaixo), já que, mesmo quando não há bugs de exibição, eles usam fragmentos de imagens com baixíssima resolução, que não me permitem distinguir, por exemplo, um "lago" de um "rio".

Um exemplo de desafio CAPTCHA impossível de resolver.
Mas até mesmo isso não é o suficiente, de modo que vocês decidiram irritar definitivamente todos os usuários Tor ao exigir "múltiplas respostas corretas"!

Isso é uma estupidez e um insulto. Eu não estou engajado em comportamento abusivo, eu apenas quero navegar na web com privacidade e segurança.
Assim, peço, encarecidamente:

(1) Não adotem o bloqueio ao Tor como condição default nos sites protegidos pelo Cloudflare.
(2) Usem o CAPTCHA tradicional em vez dessas imagens ridículas e inusáveis.
(3) Não exijam desafios CAPTCHA de solução impossível de pessoas que desligam o javascript no navegador. Não há NADA de abusivo ou suspeito no ato de desativar o javascript, de modo que os usuários não deveriam ser punidos por adotar esse comportamento de navegação.

As políticas que você adotam atualmente não me afetam somente como usuário, mas também como webmaster e editor. SIM, eu quero que o CloudFlare proteja meu site de comportamentos abusivos, mas NÃO, eu NÃO QUERO que o CloudFlare espante os meus leitores e visitantes que decidiram usar Tor e NoScript enquanto visitam meus sites.

Eu confio que CloudFlare recuperará o bom-senso e reverterá esse comportamento indesejado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog odeia spam, por isso o autor se reserva o direito de ler o seu comentário antes de publicá-lo.