sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Os spams de dezembro de 2015

No último mês, decidi fazer uma estatística do número de spams que recebo em todas as minhas contas e compartilhar os resultados com os leitores deste blog.

Gráfico: número de spams recebidos por dia em dezembro de 2015.


Número de spams recebidos em Dez/2015: 2480
Média: 80,0 spams por dia
Valor máximo: 192 spams no dia 08/12/2015
Valor mínimo: 9 spams recebidos no dia 27/12/2015

Os spams deste estudo foram recebidos através de 5 diferentes contas de e-mail, sendo 2 no GMail, 1 no Yahoo! Mail e 2 em servidor particular..

A tendência geral do mês foi de ligeira queda conforme se aproximava o período das festas, com 1518 spams (61,2%) recebidos entre os dias 1 e 15, contra 962 (38,8%) nos 16 dias restantes.

É bom esclarecer que definimos como "spam" toda mensagem recebida por correio eletrônico de remetente cujo endereço de e-mail não esteja em meu catálogo de endereços e que se enquadre em pelo menos uma das seguintes categorias:

  1. Correspondência comercial não autorizada através de um sistema de duplo opt-in, isto é, em que a opção de receber correspondência comercial feita no website precisa ser confirmada clicando em um link recebido no endereço de correio eletrônico foi usado para fazer a solicitação. Nesse sistema, caso o usuário não confirme a intenção de receber a correspondência, ela não será enviada.
  2. Correspondência comercial enviada apesar do cancelamento da assinatura. Mesmo que o usuário tenha feito um dia a opção de receber mensagens comerciais, o seu desejo de cancelar o recebimento deve ser respeitado. Caso contrário, trata-se de spam.
  3. Correspondência cujo conteúdo se destine a provocar danos ao destinatário. Inclui correspondência contendo anexos ou links destinados a instalar vírus ou outro malware no computador; links para sites falsos de bancos, lojas ou outras empresas legítimas; falsa correspondência "pessoal" contendo histórias fantasiosas tendo em vista a aplicação de algum tipo de "golpe" na boa fé do destinatário; entre outras.
Não consideramos "spam" qualquer correspondência recebida de remetentes constantes em nosso catálogo de endereços, ainda que enquadráveis em um ou mais dos casos acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog odeia spam, por isso o autor se reserva o direito de ler o seu comentário antes de publicá-lo.