terça-feira, 30 de outubro de 2012

Venda de virgindade por email? É vírus!

O caso da garota que leiloou a virgindade pela internet excitou a imaginação de muita gente, inclusive, para variar, dos spammers. Nesta manhã, recebi um alerta do GMail avisando que um email com a linha de assunto "Vendo Meu Corpo Aparti R$: 49,99" havia sido retido no meu servidor por conter vírus ou anexo suspeito. Confira na imagem a seguir.


Não consigo imaginar porque os spammers acreditam que assassinar a Língua Portuguesa aumentará sua credibilidade ou o resultado de suas campanhas fraudulentas. Enfim, eles devem ter seus motivos para isso. De qualquer forma, fui visitar o webmail do meu servidor para checar a mensagem e os tais "anexos suspeitos".


Observe que estou usando no Firefox uma extensão do Virustotal que permite testar em 44 antivírus qualquer arquivo que você queira baixar antes de fazer o download! Muito melhor do que confiar apenas no seu antivírus local.


O resultado foi até surpreendente. Nada menos do que 22 antivírus (50% do total) identificam o arquivo como um cavalo de tróia, o que mostra que esse golpista, realmente, não é dos mais talentosos.

Enfim, eis algumas dicas de segurança que podem reduzir muito o seu risco diário ao lidar com spam e websites desconhecidos:

  • Use o navegador web Firefox e instale as extensões NoScript e VTZilla para protegê-lo contra scripts e downloads maliciosos. 
  • Configure uma conta no GMail para coletar os emails de seu servidor. Os filtros antispam e antivírus do GMail estão muito mais poderosos do que a média e, como você pode ver neste artigo, vão reter no seu servidor original as mensagens mais arriscadas. Para obter uma explicação completa sobre como coletar as mensagens de suas outras contas, consulte esta página de Ajuda do Gmail.
  • Se você usa Windows, instale o filtro antispam "Spamihilator". Após algumas semanas de uso, até mesmo aqueles poucos spams que o filtro do GMail deixa passar serão retidos no filtro do spami, reduzindo praticamente a zero sua experiência com essas mensagens-lixo.
  • Se você usa Linux, você pode configurar o SpamAssassin em sua própria máquina para triturar spam no Kmail ou no Evolution. Caso você, como eu, prefira uma solução mais leve, fico feliz em dizer que o antispam nativo do Mozilla Thunderbird melhorou muito, obtendo um desempenho comparável ao do SpamAssassin.
Observe que todas as soluções acima são GRÁTIS. Ou seja, não há desculpa para deixar seu computador vulnerável à invasão de mensagens podres enviadas por bandidos.

Um comentário:

  1. eu acredito que não cairia nesse vírus porque na hora que eu visse o anúncio ia lembrar da minha carteira vazia.

    valeu a dica amigo

    ResponderExcluir

Este blog odeia spam, por isso o autor se reserva o direito de ler o seu comentário antes de publicá-lo.