sábado, 7 de janeiro de 2012

Spam no Facebook: o único remédio é a sua inteligência

A promessa pode ser a possibilidade de mudar a cor do seu Facebook, quem sabe para um amarelo-ouro ou um verde-dólar, como na figura acima. Outras possibilidades incluem saber quem visitou sua página no Facebook ou um método secreto para eliminar a timeline e voltar ao layout antigo.

Seja qual for a isca usada pelos spammers, o resultado é sempre o mesmo: eles assumem o controle de sua conta no Facebook e começam infestar as áreas de comentários e as linhas do tempo de todos os seus amigos com mensagens repetitivas e mentirosas, que servem apenas para disseminar ainda mais o spam.

Em consequência, as discussões ficam poluídas por dezenas ou centenas de comentários idênticos, espantando os participantes que realmente têm alguma contribuição.

Antispam? Só a sua inteligência, sua capacidade de se manter informado sobre o que acontece no Facebook, o que pode e o que não pode ser feito na maior rede social do mundo. Porque, para ser infectado, você precisa tomar a iniciativa de clicar no link desconhecido e seguir as instruções do spammer, sejam quais forem.

Ou seja, em última análise, se seu perfil for infectado, você tem pelo menos 50% de responsabilidade por isso.